Pesquisar

ECOBRISA ENERGIA | Entenda como funciona e qual a diferença dos Sistemas Solares residenciais, comerciais e industriais

Um dos pontos mais relevantes na hora de adquirir esse meio tão importante que são os sistemas solares é entender como ele funciona, por isso no blog de hoje, o assunto em destaque, é esse.

A seguir, você vai entender exatamente como o sistema de energia fotovoltaica funciona seja na sua casa, comércio ou indústria, e de que forma ele contribui para o meio ambiente e para o seu bolso!

Passo a passo, de como funciona a Energia Solar residencial e empresarial

  • Através do painel solar que a energia fotovoltaica é produzida

Os painéis solares reagem com o sol e produzem a energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares instalados no telhado são conectados entre si e depois a um inversor solar;

  • O inversor solar que converte a energia solar para sua casa ou empresa

O inversor que é o responsável por converter a energia solar dos painéis em energia elétrica para sua casa ou empresa. 

  • Energia distribuída para sua residência ou empresa

A energia que sai do inversor então é destinada para o famoso “quadro de luz”, onde é distribuída para utilização. 

  • A energia solar então pode ser utilizada por utensílios e aparelhos elétricos

Pode ser usada para lâmpadas, luminárias, TVs, Aparelhos de Som, Notebooks, motores elétricos (no caso de empresa), ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e que estiver conectado na tomada. 

  • O excesso de energia (aquilo que é gerado a mais), vai para a rede de distribuidora e fica armazenado 

A energia que é produzida a mais com a luz do sol, é devolvida à rede através de um relógio óptico (um relógio óptico bidirecional). Esse relógio de luz mede a energia consumida nas ruas quando não há luz solar e o excesso dessa energia solar produzida quando o sol está brilhando, alimenta uma rede de distribuidores. Para você entender melhor essa energia solar há mais que entra na rede, ela vira digamos que “créditos de energia”, e pode ser utilizada nas horas seguintes (à noite), ou até mesmo nos próximos dias e meses.

Mas, agora vamos para outro ponto importante neste estudo, qual é a diferença entre sistemas fotovoltaicos de energia solar residenciais, comerciais e industriais? Então, a diferença é justamente a capacidade de geração (Kwp) do sistema fotovoltaico. 

Os sistemas de energia solar residenciais conectados à rede elétrica, são caracterizados por seu tamanho, i.e, uma residência comum raramente vai precisar de um gerador de energia solar maior do que 10Kwp (que ocupa uma área máxima de 70m²), em média, casas de 3 quartos precisam de um sistema de 3kwp(que corresponde a 21m²). Então entende-se que, para um sistema fotovoltaico residencial é necessária uma potência instalada entre 1Kwp e 10Kwp.

A diferença entre um sistema solar fotovoltaico comercial e um sistema solar fotovoltaico residencial é somente a potência (quantidade de painéis solares). 

Os sistemas fotovoltaicos comerciais geralmente têm uma potência instalada entre 10kwp e 100Kwp, isso corresponde (a uma área entre 60m² e 700m²). 

Para calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico comercial, também são usados ​​como base o custo da eletricidade, ou seja, (seu consumo de energia elétrica), a área que pode acomodar os painéis solares e a localização geográfica. 

E por último, o sistema fotovoltaico industrial conectado à rede, esse funciona exatamente como o sistema fotovoltaico residencial e o comercial, pois, ele permite você gerar parte ou toda a energia que você consome em seu comércio/indústria.  

Porém com uma potência instalada entre 100kwp e 1000Kwp, o que corresponde (a uma área entre 650m² e 7000m²).

Agora que você já sabe como produzir energia limpa e ainda reduzir a sua conta de luz, entre em contato com a Ecobrisa energia e garanta a energia solar para sua casa, comércio ou indústria!

Artigos Relacionados

Separamos para você outros artigos como esse que acabou de ler

Produtividade nas Indústrias Depende de Ambientes Saudáveis

Você já parou para pensar como as mudanças climáticas podem impactar a climatização em ambientes industriais? Com as projeções alarmantes da Organização Meteorológica Mundial para um ano ainda mais quente em 2024, é essencial entendermos os desafios e explorarmos as soluções disponíveis.

Continuar lendo »

Conforto Térmico está Associado à Produtividade nas Empresas

No mundo corporativo contemporâneo, onde a competitividade é acirrada e o desempenho dos colaboradores é crucial para o sucesso das empresas, a atenção ao conforto térmico nos ambientes de trabalho tornou-se uma prioridade inegável. Afinal, sabe-se que locais mal ventilados e sem climatização adequada podem ter um impacto significativo na produtividade e no bem-estar dos funcionários.

Continuar lendo »
Abrir bate-papo
1
Escanear o código